IMPACTO DA PANDEMIA NA SAÚDE MENTAL DOS COLABORADORES E NAS EMPRESAS

A pandemia trouxe consigo transformações em todo o mundo e para as organizações não foi diferente.

Quando iniciamos o isolamento social e o home office veio a surpresa e a ansiedade, depois de algumas semanas inicia a sensação de insegurança do futuro das empresas que foram fortemente impactadas com as medidas de prevenção do coronavírus tomadas pelos governantes.

Os empreendedores começaram a viver a incerteza da continuidade do negócio, a necessidade de reinventar o trabalho e a necessidade de investir no home office como a melhor maneira de manter seus colaboradores seguros.

O isolamento social provocou nas pessoas a necessidade de permanecer mais em casa e juntamente com o home office, trouxe para o hoje uma tendencia que já existia, mas que era visto como algo para o futuro.

 Enfim, o sentimento de insegurança se tornou unanime no mundo corporativo.

Trabalhar de casa se tornou uma realidade para cerca de 10,8% dos trabalhadores brasileiros, o que equivale a cerca de 8,3 milhões de pessoas, segundo a Pnad Covid-19 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

E quais os impactos do trabalho em casa?

No ambiente de trabalho encontramos os recursos físicos e ambientais adequados para a atividade laboral, quando esse local é transportado para a casa os colaboradores perdem esse suporte, pois o local montado para o trabalho muitas vezes é improvisado e sem a qualidade ergonômica necessária para evitar problemas físicos.

Outro impacto é a interferência das atividades de casa na rotina de trabalho, onde essas muitas vezes, se misturam não tento um limite bem estabelecidos entre elas. E não podemos esquecer do isolamento em si que impacta psicologicamente já que nossas relações sociais nunca foram tão restritas.

Essas situações propiciar o aparecimento, ou o agravamento, de condições como as dores musculares, o estresse, a ansiedade e a fadiga.

O isolamento social provocou uma onda de problemas físicos, emocionais e psicológicos nos trabalhadores, e esses problemas se tornaram problemas das empresas, pois a volta ao local de trabalho irá ocorrer e os colaboradores retornarão carregados de problemas físicos e mentais para serem administrados, tornando a necessidade de ter um olhar mais humano sobre a saúde mental.

E porque isso é importante?

Porque são as pessoas que fazem a organização.  A vitalidade, empenho e humor dos colaboradores é o que fazem o ambiente de trabalho e consequentemente o clima organizacional, então cuidar da saúde mental dos colaboradores é cuidar da saúde da sua empresa. Já pensou nisso?

E é nesse momento que surge a necessidade das empresas em olhar para esse impacto de maneira humanizada, na busca de dar o suporte necessários aos colaboradores, colocando a saúde mental no radar de prioridades das organizações.

O primeiro passo é colocar à disposição dos colaboradores o acesso a atendimento médico e psicológico, (através de plano de saúde), podendo também criar projetos e parcerias de suporte psicológico para auxiliar no processo de melhoria da vitalidade e qualidade de vida de todos.

Os impactos psicológicos da pandemia na população estão aí, é projetado que serão de longo prazo e exigirão de todos, sociedade, governo e empresas uma atenção muito cuidadosa sobre o tema de saúde mental.