A pandemia trouxe consigo transformações em todo o mundo e
para as organizações não foi diferente.
Quando
iniciamos o isolamento social e o home office veio a surpresa e a ansiedade,
depois de algumas semanas inicia a sensação de insegurança do futuro das
empresas que foram fortemente impactadas com as medidas de prevenção do
coronavírus tomadas pelos governantes.
Os
empreendedores começaram a viver a incerteza da continuidade do negócio, a
necessidade de reinventar o trabalho e a necessidade de investir no home office
como a melhor maneira de manter seus colaboradores seguros.
O
isolamento social provocou nas pessoas a necessidade de permanecer mais em casa
e juntamente com o home office, trouxe para o hoje uma tendencia que já
existia, mas que era visto como algo para o futuro.
Enfim, o sentimento de insegurança se tornou
unanime no mundo corporativo.
Trabalhar
de casa se tornou uma realidade para cerca de 10,8% dos trabalhadores
brasileiros, o que equivale a cerca de 8,3 milhões de pessoas, segundo a Pnad
Covid-19 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), do IBGE (Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística).
E quais os
impactos do trabalho em casa?
No ambiente
de trabalho encontramos os recursos físicos e ambientais adequados para a
atividade laboral, quando esse local é transportado para a casa os
colaboradores perdem esse suporte, pois o local montado para o trabalho muitas
vezes é improvisado e sem a qualidade ergonômica necessária para evitar
problemas físicos.
Outro
impacto é a interferência das atividades de casa na rotina de trabalho, onde
essas muitas vezes, se misturam não tento um limite bem estabelecidos entre
elas. E não podemos esquecer do isolamento em si que impacta psicologicamente
já que nossas relações sociais nunca foram tão restritas.
Essas
situações propiciar o aparecimento, ou o agravamento, de condições como as
dores musculares, o estresse, a ansiedade e a fadiga.
O
isolamento social provocou uma onda de problemas físicos, emocionais e
psicológicos nos trabalhadores, e esses problemas se tornaram problemas das
empresas, pois a volta ao local de trabalho irá ocorrer e os colaboradores
retornarão carregados de problemas físicos e mentais para serem administrados,
tornando a necessidade de ter um olhar mais humano sobre a saúde mental.
E porque
isso é importante?
Porque são
as pessoas que fazem a organização. A
vitalidade, empenho e humor dos colaboradores é o que fazem o ambiente de
trabalho e consequentemente o clima organizacional, então cuidar da saúde
mental dos colaboradores é cuidar da saúde da sua empresa. Já pensou nisso?
E é nesse
momento que surge a necessidade das empresas em olhar para esse impacto de
maneira humanizada, na busca de dar o suporte necessários aos colaboradores, colocando
a saúde mental no radar de prioridades das organizações.
O primeiro
passo é colocar à disposição dos colaboradores o acesso a atendimento médico e
psicológico, (através de plano de saúde), podendo também criar projetos e
parcerias de suporte psicológico para auxiliar no processo de melhoria da vitalidade
e qualidade de vida de todos.
Os impactos
psicológicos da pandemia na população estão aí, é projetado que serão de longo
prazo e exigirão de todos, sociedade, governo e empresas uma atenção muito
cuidadosa sobre o tema de saúde mental.