SAÚDE MENTAL IMPORTA?

Nesse mês iniciamos um novo ano, como todos, cheios de esperança, promessas e novos projetos.

Passamos pelo final de um ano e o início de um novo e esse é o momento onde paramos para refletir sobre nosso ano vivido e montamos planos para o ano que se inicia na busca de um ano melhor do que o anterior.



Muitas vezes essas reflexões envolvem nossas buscas e conquistas materiais, trocar de carro, reformar a casa ou comprar uma, terminar uma faculdade, arrumar ou trocar de emprego, entre muitos outros desejos, mas e a nossa saúde mental? Colocamos nossas conquistas e melhorias emocionais, comportamentais e psicológicas nessa balança? Essa é a questão que pauta a campanha do Janeiro Branco.



O Janeiro Branco é uma campanha que busca gerar uma cultura de saúde mental, tem como objetivo convidar as pessoas a refletirem sobre o tema e coloca-lo em evidencia, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção sobre o adoecimento emocional. Você já havia ouvido falar dessa campanha?

Vou falar um pouquinho mais então, porém antes gostaria de mostrar alguns dados que provam a importância de se falar sobre saúde mental.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. Segundo estimativas 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população.



Temos esses impactos no mundo do trabalho, conforme a Previdência Social, em 2017, episódios depressivos geraram 43,3 mil auxílios-doença, sendo a 10ª doença com mais afastamentos. Já doenças classificadas como transtornos ansiosos também estão entre as que mais afastaram, na 15ª posição, com 28,9 mil casos. O transtorno depressivo recorrente apareceu na 21ª posição, com 20,7 mil auxílios.

Portanto falar sobre saúde mental e emocional se tornou necessário, refletir sobre mudanças internas é essencial e o mês de janeiro por carregar a simbologia de início de um novo ciclo se mostrou o melhor momento para se falar sobre.

O Janeiro Branco, portanto é uma campanha que tem como objetivo ajudar as pessoas:

• Incentivando-as a pensar: o ano mudou – vamos mudar de vida também?
• Convidando-as a entender: assim como os anos, a vida é feita de ciclos – devemos concluir aqueles que não nos fazem bem e iniciar os que nos farão felizes!
• Fazendo-as perceber: a virada de ano é o momento simbólico que a humanidade criou para parar um pouco e pensar sobre si mesma – essa é uma boa hora para aproveitarmos o exemplo e fazermos o mesmo em relação as nossas próprias vidas!
• Encorajando-as a responder: “Janeiro abre as portas de um novo ano para todos – será mesmo que precisamos repetir as escolhas ou condições do ano que passou e que nos impediram de ser, verdadeiramente, felizes?”
• Motivando-as a calcular: um novo ciclo de 12 meses está se abrindo a nossa frente – há tempo de sobra para qualquer um de nós fazer feliz e ajudar aos outros nessa tarefa.

Essas são reflexões que já estão presentes no mês de janeiro e que podem nos ajudar a ter um ano melhor, portanto o Janeiro Branco é uma campanha nacional que busca chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas.



Mas afinal, você realmente sabe o que é ter saúde mental?

Hoje vivemos em uma sociedade tecnológica pautada pela imagem da felicidade plena principalmente nas redes sociais, algo utópico quando visto na prática. Neste contexto a saúde mental pode ser entendida como essa felicidade plena, porém saúde mental não tem a ver com isso, saúde mental é o estado de bem-estar no qual uma pessoa consegue desempenhar suas habilidades, lidar com as inquietudes da vida, é capaz de trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade, portanto saúde mental não significa estar feliz sempre, mas sim ter vitalidade para enfrentar os desafios da vida, sabendo reconhecer seus limites e buscando ajuda quando sente que é necessário.

Como vimos acima saúde mental está relacionada a capacidade de enfrentar os problemas e desafios da vida, mantendo a vitalidade, mas como posso manter minha saúde mental? Segue algumas dicas simples para nos manter saudável mentalmente:

• Não se isole, ao enfrentar um desafio ou problema;
• Reforce seus laços familiares e de amizade – estar ao lado de quem quer você bem ajuda sempre!
• Diversifique os seus interesses – que tal uma nova rotina – atividade física, talvez?
• Mantenha-se intelectual e fisicamente ativo. Procure um livro que goste de ler, desenhe, procure fazer artesanato, caminhe no parque, passeie com seu cachorro! Afinal, qual foi a última vez que fez alguma dessas atividades, hein?
• Consulte o seu médico ou um psicólogo perante sinais ou sintomas de perturbação emocional.

Então vamos refletir e cuidar da nossa saúde mental?
Você deve ser seu bem mais valioso, cuide de você por completo!
#QUEMCUIDADAMENTECUIDADAVIDA
#PORUMACULTURADESAÚDEMENTAL