Quando pensamos em experiência de compra, várias coisas passam pela nossa cabeça, afinal experiência em que sentido? Seria o valor? Talvez um bom atendimento? O ambiente da loja? Isso conta bastante, inclusive, qual aroma você sente ao entrar em uma loja? E claro, a pergunta de um milhão de reais; todas estas coisas te fazem entrar na loja e comprar?
Sabemos que vários fatores influenciam em uma compra, e que o consumidor possui diferentes comportamentos em horas diferentes, mas como alinhar isto e fazer com que o consumidor adquiria um produto no lugar e na hora certa? Esta sim é a pergunta de um milhão de reais.
E para continuarmos falando deste comportamento, lhes apresento as “Lojas Conceito”, como assim? Calma que eu explico!
Segundo o Sebrae, “As lojas conceito, ou flagship stores, proporcionam ambiente de aproximação entre marca e cliente, além de configurar tendência do mercado contemporâneo. A modernização dos espaços tem sido explorada pelos estabelecimentos que querem ser identificados dessa maneira.”
Traduzindo, são lojas extremamente únicas em prol de oferecer ao consumidor uma experiência única, que consequentemente vai levar ao consumo e quando falamos de única estamos falando em todos os sentidos possíveis, desde a arquitetura da loja aos vendedores, vamos mostrar alguns exemplos destas lojas maravilhosas para vocês:
Projeto de loja conceito executada pela Ingraph Digital, esta é a Franquia de Sorvetes Gela Boca, uma identidade baseada na fábrica de chocolate, olha como ficou lindo este trabalho!
A loja conta com três ambientes e esse terceiro você come e fica “nas nuvens” literalmente.
Ultraçaí, mais uma loja conceito criada pela Ingraph Digital, só de passar na frente já da vontade de entrar.
Esta loja da Adidas usou o Branding da marca para criar um design único, tornando a experiência do consumidor muito incrível.
Temos esta loja da Riachuelo também, abordando um tema social, muito específica né? Amei as cores.
Como explicar esta loja da Kit Kat? Da vontade de comer até o balcão da loja, tudo foi milimetricamente calculado e planejado.
Loja da Croasonho, planejada para criar um impacto logo de cara, vai me falar que você entra aí e não come nadinha?
De fato, ao longo dos anos as marcas começaram a entender que a compra em si era o que menos importava na hora de fazer a decisão, irônico né? Outros fatores se tornaram mais relevantes e tudo que importa nos tempos de hoje é a experiência, o contato, a história que fica depois que o cliente sai da loja, e foi assim que este conceito surgiu, afim de suprir uma série de sensações físicas e mentais, além de estar consumindo um produto da loja, a experiência no final das contas é o que vai guiar o cliente a uma compra bem sucedida.
O cliente por sua vez vai passar pelo que chamamos de processo de compra, sendo uma experiência incrível ele com certeza vai se tornar um cliente fiel, indicando para os seus amigos e família, e assim nasceram as lojas conceito, afim de tornar a compra do cliente muito mais interessante e completa, tornando este processo em um ciclo de estímulos.
Você sabia nós podemos executar o projeto da sua loja também? Entre em contato conosco e vamos transformar o consumo dos seus clientes em experiências únicas e incríveis, entre em contato conosco!