Nos períodos de campanha eleitoral, é normal surgirem dúvidas sobre como se fazer presente e como ser lembrado pelos eleitores. As formas de propaganda eleitoral são diversas e podem assumir inúmeros formatos, como rádio, TV, redes sociais, jingles e é claro, as propagandas impressas. É sobre elas que vamos falar hoje!
A famosa frase “quem não é visto, não é lembrado” se torna um norte quando estamos falando de conquistar votos e pode se tornar decisiva nos momentos finais das eleições.
Colocando em análise as seguintes hipóteses:
Candidato A: não investiu em propagandas eleitorais, e dedicou sua campanha em conquistar votos através de indicações e amigos e transmitir suas propostas através do “boca a boca”.
Candidato B: investiu em propagandas eleitorais, e se fez ser lembrado durante todo o período de campanha, colocando publicamente suas propostas.
Em qual das duas situações você imagina que o eleitor vai estar mais propenso a se lembrar na hora da decisão final do voto? Muito provável que sua resposta seja “Candidato B”.
Essa situação ocorre, pois, com as propagandas eleitorais, além de se construir uma figura pública favorável, o candidato adquire uma visibilidade importante para a tomada de decisão dos eleitores.
Vale ressaltar que mesmo que a decisão do voto seja nos momentos finais, isso não exclui a importância de se fazer uma campanha contínua durante o período permitido por lei. Em alguns impressos políticos, como banners, faixas e adesivos, a durabilidade do material lhe permite veiculá-lo durante todo esse período, fazendo com que o custo com materiais seja reduzido.
Além disso, os meios impressos são menos invasivos que, por exemplo, anúncios pagos online, além de permitirem maior interação com as pessoas no dia a dia, de acordo com o contexto que é inserido. Os formatos são maiores e interagem mais os sentidos, principalmente visão e tato.
Salientamos que não existe “O MELHOR” meio de propaganda, o ideal é fazer uma campanha 360° que fale com seu público em diferentes esferas.
Contudo, a Ingraph Digital selecionou alguns produtos que podem fazer parte da sua campanha e que vão lhe ajudar a ter visibilidade entre seus eleitores:
• Adesivo Perfurado: Adesivos microperfurados que são aplicados em vidros traseiros de carros. (Tam. Padrão: 70x40cm);
• Adesivo de Para-Choque: Adesivos pequenos que podem ser aplicados em para-choques de veículos, ou em outros locais, desde que permitido pela lei. (Tam. Padrão: 30x10cm);
• Pragão e Praguinha: Adesivos redondos que geralmente são colados em roupas. (Tam. Padrão: 7x7cm e 5x5cm);
• Cartaz em Papel: Cartazes impressos em papel couchê, que possuem a mesma função de banners, porém com custo reduzido. (Tam. Padrão: 48x65cm);
• Placa de Poliondas: Placas de polipropileno corrugado, que proporcionam maior durabilidade. (Tam. Padrão: 40x30cm ou 30x20cm);
• Banner em Lona: Banner no formato vertical, que possuem a mesma função dos cartazes, mas que proporcionam durabilidade superior aos mesmos. (Tam. Padrão: 80x120cm);
• Faixa em Lona: Faixa no formato horizontal, com as mesma funções e durabilidade dos banners. (Tam. Padrão: 300x100cm).
OBS.: todas as medidas acima mencionadas, são medidas sugeridas, nada impede de solicitar um orçamento com medidas diferentes.
Como vimos, a diversidade de meio de propaganda é enorme, e deve ser explorado da melhor forma possível, abrangendo não somente um, mas todos os meios que vão comunicar com seus eleitores. Quando falamos de eleições, estamos cercados por variáveis, mas de uma coisa temos certeza, a Ingraph Digital pode te ajudar nesses momentos. Solicite um orçamento clicando aqui.